3 livros para conhecer Clarice Lispector


Clarice Lispector foi uma escritora e jornalista de família judia e ucraniana. Seus pais vieram para o Brasil para fugir do antisemitismo que resultou da Guerra Civil Russa. Ela naturalizou-se brasileira, aprendeu a ler e escrever com sete anos e apaixonou-se pela escrita desde então.

Na infância, escrevia contos para para a página infantil do Diário de Pernambuco, mas ninguém queria publicar porque sua narrativa fugia dos padrões convencionais do "era uma vez". Mesmo assim, Lispector continuou escrevendo e decidiu se tornar escritora em 1933. Seu primeiro livro publicado foi Perto do Coração Selvagem, que se tornou um sucesso.

Conheça a seguir algumas de suas obras:

Perto do Coração Selvagem


A obra ganhou o prêmio de Melhor Romance de Estreia em 1944, pela Fundação Graça Aranha. Clarice Lispector escreveu-o aos 20 anos de idade. A história gira em torno de Joana e é dividida em duas partes: infância e vida adulta. Órfã de mãe, a menina foi criada pelo pai e gostava de escrever desde pequena. Ressentida pela falta de afeto de seu pai, Joana passou a não gostar dele.

Alguns anos após sua morte, a protagonista foi morar com sua tia paterna, que não gostou da sobrinha e colocou-a em um internato. Insegura, a menina sentia-se feia e sonhava em ser tão bonita quando as mulheres que via ao seu redor. Porém, as mágoas de seu passado e alguns fracassos amorosos a transformaram em uma mulher forte e independente.

A Hora da Estrela


O livro conta a história de Macabéa, uma jovem nordestina de 19 anos que, apesar da escolaridade baixa e dificuldades na escrita, trabalhava como datilógrafa. Ela havia migrado para São Paulo em busca de uma vida melhor. Porém, com o salário mínimo que recebia, não tinha muitos recursos para desfrutar: cheirava mal devido à falta de banho, tinha o sono prejudicado por uma azia e uma tosse insuportçavel e passava fome, apesar de disfarçã-la comendo pedacinhos de papel.

A alimentação de Macabéa consistia unicamente em cachorro quente e coca cola, o que fazia com que ela fosse magra e pálida. Um dia, ela conhece um namorado e começa a sonhar com a felicidade apesar de toda a miséria que permeava sua vida.

Laços de Família 


A obra é uma antologia com 13 contos publicados em 1960. A narrativa tem como temática as relações familiares e propõe uma reflexão sobre como esses laços sanguíneos podem tanto unir os familiares como aprisioná-los uns aos outros. As histórias relatam desentendimentos familiares com pessoas comuns que buscam libertarem-se da banalidade existencial que as massacra diariamente.

Share:

0 comentários