5 filmes que ensinam lições valiosas


Como diria Will Traynor de Como eu era antes de você, "conhecimento é poder". Todo conhecimento é válido, certo? E muitos filmes podem trazer boas informações para nosso dia a dia, seja por abordarem um momento histórico, por ensinar culturas antigas ou por combater alguns preconceitos. Como o aprendizado pode vir de diversas formas, aqui vão cinco filmes que ensinam lições de vida valiosas:

1. O Menino do Pijama Listrado | Globoplay e Amazon Prime


Baseado no livro homônimo de John Boyne, o filme conta a história de um garotinho que, durante a Segunda Guerra Mundial, teve que se mudar com sua família para que eles morassem perto do trabalho de seu pai, que era um tenente do exército nazista. Na época, os primeiros judeus estavam sendo levados aos campos de concentração e o novo lar desse menino ficava praticamente ao lado de um deles. 

Sem entender o que estava acontecendo e sem ter nenhum amigo, o garoto gostava de explorar a casa, o pátio e os arredores. Dessa forma, ele encontra uma cerca. E atrás da cerca, ele encontra Shmuel, um menino judeu de aproximadamente oito anos de idade. A história fictícia gira em torno da amizade dos dois, que gera uma grande comoção no espectador. É uma excelente oportunidade para refletir sobre uma das maiores atrocidades da história recente. Afinal, quem não conhece seu passado está fadado a repetí-lo.

2. Histórias Cruzadas | Star+


Em uma pequena cidade do Mississipi, nos anos 60, uma aspirante à jornalista decide coletar diversos relatos das mulheres negras do município que deixavam suas vidas para servir a elite branca. Seu trabalho faz com que as empregadas domésticas comecem a questionar a forma que são tratadas por suas patroas, levando algumas delas a finalmente se posicionarem contra a opressão e o racismo que sofriam. 

O enredo levanta debates atuais sobre racismo e elitismo. Atualmente a função de serviços gerais não é executada exclusivamente por mulheres negras, porém, a busca dos profissionais dessa área por mais valorização e dignidade continua até hoje, assim como a luta antirracista.

3. Orgulho e Preconceito | Lionsgate+, Telecineplay, Amazon Prime, Apple TV



Baseado no romance de Jane Austin, o filme conta a história de Elizabeth (Lizzie) e Darcy. Lizzie vivia em uma família de renda razoável, mas de fraco poder social. Ao saber que uma família rica da alta sociedade daria um baile nos arredores e que haveria muitos homens solteiros, sua mãe pressiona a ela e suas quatro irmãs a irem na festa. Naquela época, a única garantia de sustento de uma mulher era o pai e o marido. Porém, Lizzie queria casar por amor.

No baile, ela conhece Darcy, um homem antipático, arrogante e esnobe. O destino os leva a conhecerem-se melhor, fazendo com que ambos reflitam sobre seus preconceitos e pré-julgamentos. O longa apresenta uma linda lição sobre "não julgar um livro pela capa", além de fazer o espectador pensar sobre direitos que as mulheres só adquiriram diversas décadas depois, como o de escolherem com quem irão se casar, por exemplo.

4. O Curioso Caso de Benjamin Button | Amazon Prime e Apple TV


Benjamin Button nasceu quando todos comemoravam o fim da Primeira Guerra Mundial. Porém, o recém-nascido tinha uma característica peculiar que surpreendeu a todos ao seu redor: em vez de nascer jovem e envelhecer com o tempo, Benjamin nasceu com a aparência de um idoso e rejuvenescia com o passar dos anos. Apavorado com a situação, o pai do menino, que perdeu sua esposa durante o parto, deixou-o na porta de uma pensão para idosos para ser criado por quem o achasse. Ele temia não ser capaz de cuidar do garoto de forma apropriada. 

Apesar de o enredo não ser baseado em uma história real, a doença de Button existe e se chama  Síndrome de Hutchinson-Gilford (HGPS). O distúrbio causa alteração em uma proteína da célula e compromete todo o desenvolvimento humano. Além de ensinar um pouco sobre uma doença rara que atinge menos de 500 crianças no mundo, a obra traz uma importante reflexão sobre empatia e respeito às diferenças. 

5. Invictus | Amazon Prime, Apple TV e HBO Max


Quando foi eleito presidente, Nelson Mandela tinha a intenção de acabar com o Apartheid na África do Sul (um sistema sociopolítico de segregação que obrigava a população negra a viver em bairros separados dos brancos e a proibia de desfrutar de alguns espaços). Como a Copa do Mundo de Rúgbi estava chegando, ele resolveu usar o esporte para unir a população e diminuir o preconceito racial que prevalescia na época. 

Para isso, Mandela chamou o capitão da equipe sul-africana para uma reunião e incentivou-o a fazer com que a seleção nacional vencesse o campeonato. A esperança era de que o esporte levasse a comunidade a torcer juntos pelo mesmo time e, com isso, superar as diferenças. O longa é inspirado em um livro de mesmo nome e traz um importantíssimo aprendizado sobre o período histórico e a luta contra o racismo. 

Share:

0 comentários